domingo, 1 de maio de 2011

O jogo dos 7 erros

O título do tema vai deixar a desejar! Não é um jogo, mas tem erros.

Você sabia que todos os dias 500,000 novas contas são criadas nesse microblog - Twitter? E que 140 mi de tweets são publicados? Tudo verdade, gente!

Mas como nem tudo é perfeito, vamos descrever aqui, alguns dos erros mais frequentes que andam acontecendo no microblog, diria, os 7 erros:

1° Instabilidade:


Quem já se deparou com essa imagem, e ficou feliz da vida depois de ler a mensagem que segue junto com ela? Haha, duvido!


O Twitter já existe há cinco anos, mas seus servidores continuam instáveis. Frequentemente os usuários se queixam de lentidão ou se deparam com a baleia suspensa por passarinhos e o aviso de que a demanda superou a capacidade do Twitter. 


Os problemas de acesso também afetam outros programas que as pessoas usam para acompanhar a rede social, como o Twitter Fox, Hootsuite, Tweetdeck e Twitterfeed. Existem diversos esforços do microblog para amenizar tais interrupções no serviço, mas o principal problema enfrentado pela rede é o crescente número de usuários que ingressam mensalmente na página. O alto volume de conexões requer atualização constante da estrutura de rede, o que já foi feito em 2010.


2° Retweet:




No final de 2009, o Twitter lançou uma ferramenta específica para o retuíte. Mas ainda hoje a ferramenta tem um grave defeito: não permite acrescentar comentários. Quando a intenção é postar uma nota junto com a mensagem original, a única opção continua sendo copiar e colar o tweet que será reproduzido, citar o autor e aí sim publicá-lo. Apesar dos protestos constantes, nada foi feito até o momento para alterar a funcionalidade do recurso, o que mostra que a administração do microblog deve estar “satisfeita” com o seu desempenho.


3° Linguagem:




O internauta brasileiro é um dos mais ativos do serviço – "CALA BOCA GALVAO", "Dunga", "Dilma" e "Felipe Melo" foram alguns dos assuntos mais comentados de 2010 –, mas o Twitter não tem versão em português, gente! A rede oferece apenas sete opções de idioma: inglês, espanhol, italiano, coreano, francês, alemão e japonês. Já o Facebook fala 71 línguas, incluindo “inglês de ponta-cabeça” e “inglês pirata”. O microblog abriga profissionais brasileiros que, teoricamente, deveriam auxiliar no processo de tradução. Infelizmente, não existe ainda previsão para que isso aconteça.


4° Histórico de Tweets:



É cada vez mais difícil encontrar tweets antigos. 
Ao tentar procurar citações no serviço de microblog, o usuário nota que a rede social só exibe posts das últimas semanas ou meses. Pior: quando o usuário faz uma busca por palavras, só encontra resultados da mesma semana.


O Twitter já avisou que apaga as mensagens mais antigas, mas sem informar seus critérios ou políticas. Apesar disso, usuários podem utilizar serviços de busca externa para ajudá-los na busca.


5° Trending Topics:




A lista dos Trending Topics frequentemente apresenta termos que a maioria das pessoas não sabe o que são e nem por que estão sendo comentados.
Neste momento, por exemplo, são 'tendências': Jersey Shore Reunion, ZameronIsSassy e #noonecares. Falta ao Twitter uma ferramenta colaborativa que permita aos usuários contribuir com explicações, à maneira da Wikipedia, serviço hoje feito pelo site WhatTheTrend.


6° Apps:


Esse app é para o Android
Há um mês, o Twitter reformulou o seu aplicativo para o sistema Android, do Google.
Apesar das melhorias, o novo app pode deixar as pessoas confusas: ao entrar no programa, você se depara, não com os tweets mais recentes, como na página do Twitter, mas com os últimos que você leu. Para ver os últimos posts, é necessário rolar a lista de mensagens.


Mais uma vez, apesar das críticas, a companhia não apresentou uma solução para o problema. A melhor opção para os usuários é utilizar a versão móvel do site, que pode ser acessada a partir de qualquer celular através do endereço: m.twitter.com.


7° Comunicação:






Hoje, a melhor forma de obter informações sobre o que acontece no microblog é seguir as contas oficiais do próprio Twitter.
O problema é que elas não são extensivamente divulgadas, o que deixa muitos usuários no escuro. O exemplo mais recente foi a mudança na página principal do serviço que, após apresentar diversos problemas, levou os administradores do site a reverter o desenho oficial do site para uma versão mais antiga, sem explicações claras aos visitantes.


Além do blog e das contas oficiais, não existe uma área de avisos detalhando os problemas enfrentados pelo sistema.

2 comentários:

  1. Flor, para começar AMEI SEU BLOG! :) Nem tenho twitter e já sei muitas coisas! hihihi... Aqui, fiquei totalmente contagiada com um mundo que precisamos saber muito( por causa de nossas faculdades). Parabéns!! Ta tudo mara!! Que Deus abençoe, beijoca.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, amei o seu BLOG. Acredito que atráves dele, muitas pessoas serão contagiadas. Beijos MAMI

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião! Deixe seu comentário!